quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Tendências atuais da Itália


A maioria das uvas cultivadas na Itália é de variedades nativas, também chamadas de indígenas. Hoje, apesar de muitos produtores utilizarem as uvas italianas em conjunto com as francesas (Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Shiraz), o país também tem incentivado o cultivo de variedades menos conhecidas no resto do mundo, mas amplamente cultivadas localmente.

Ao invés de trocar essas cepas menos conhecidas por outras internacionalmente renomadas, os produtores italianos estão investindo nestas variedades locais e fazendo experimentos, produzindo vinhos únicos e interessantes.

Algumas variedades italianas menos conhecidas: Aleatico, Lagrein, Alionza, Ancellotta, Negroamaro, Sagrantino, Ciliegolo, entre muitas outras. São quase dois mil tipos.

Nos últimos anos, houve uma grande evolução na qualidade dos vinhos italianos e também nos preços. Assim como na produção de vinhos em regiões menos tradicionais, como no sul do país e na Sicília.

Além do que já foi dito na coluna passada, sobre a legislação dos vinhos italianos, é bom também conhecer alguns termos encontrados nos rótulos deles:

Annata – ano ou safra
Bianco – branco
Classico – melhor área dentro de uma região
Consorzio – grupo de produtores que promovem vinhos
Dolce – muito doce
Frizzante – semi-espumante
Imbottigliato all´Origine – engarrafado na origem
Metodo Tradizionale – metodo tradicional (segunda fermentação na garrafa)
Passito – feito por uvas semi-secas
Recioto – feito por uvas semi-secas
Rosato – rose
Rosso – tinto
Secco – seco
Vendemmia – colheita

As principais regiões vitivinícolas do país são: Piemonte,Trentino Alto Adige, Veneto, Friuli – Veneza Giulia, Toscana, Umbria, Emilia-Romana, Abruzzi, Apulia, Campanha, Sicília e Sardenha, entre outras.

E, para dar continuidade às uvas, aí vai mais uma variedade italiana. Desta vez, branca:

Trebbiano: Uva originária da Itália, sendo a variedade branca mais cultivada no país. Produz um vinho simples e bastante neutro e de acidez elevada. Melhor quando vinificada junto com outra variedade, como a Malvasia, por exemplo. Também é cultivada na França, onde é conhecida por Ugni Blanc (a principal uva do Conhaque).

Um Trebbiano combina com pratos leves e simples, como um coquetel de camarão, sardinhas, peixes leves como tilápia, com risotto al limone, queijo taleggio, massas com molho branco, caneloni de ricota e espinafre, spaguetti a carbonara, frango assado com ervas e, também, com shitake.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja benvindo e deixe seu comentário