terça-feira, 8 de setembro de 2009

Receita do Bolo de Rolo

BOLO-DE-ROLO
INGREDIENTES:
Massa:
4 1/4 xícara de chá de farinha de trigo
2 3/4 xícara de chá de açúcar
2 1/2 xícaras de chá de manteiga com sal
15 ovos

Recheio:
1/2 xícara de chá de água
500g de goiabada em pedaços


MODO DE PREPARO:
Recheio :
Leve a goiabada com a água ao fogo médio, mexendo às vezes, até derreter. Deixe esfriar.

Massa :
Distribua as folhas sobre a mesa e unte-as com manteiga. Bata a manteiga com o açúcar por 10 minutos ou até ficar homogêneo e de cor clara. Acrescente os ovos, batendo sempre. Junte a farinha de trigo peneirada e misture com uma colher de pau até obter uma massa fácil de espalhar. Aqueça o forno em temperatura alta. Vire a assadeira de cabeça para baixo e forre o fundo com papel-manteiga. Com uma espátula ou um pincel, espalhe uma xícara e um quarto de xícara da massa sem deixar falhas. Asse por 3 minutos ou até que, ao tocar com o dedo, a massa não grude.

Estenda um pano sobre uma superfície lisa e polvilhe com açúcar. Ponha a massa ainda quente sobre o pano e retire o papel. Com uma espátula ou um pincel, espalhe um pouco da goiabada. Enrole a massa como se fosse um rocambole, pelo lado mais comprido, apertando ligeiramente. Reserve e libere o pano para receber a próxima camada de massa. Ponha outra porção de massa sobre outra folha de papel e asse como a anterior. Polvilhe mais açúcar sobre o pano e coloque a segunda camada de massa. Cubra com o recheio. Enrole essa segunda camada sobre o primeiro rolo, formando um rolo mais grosso. Repita a operação com as outras camadas.

Depois de pronto, polvilhe com açúcar peneirado e sirva em fatias finas.




2 comentários:

Unknown disse...

Eu simplesmente amo bolo de rolo.
Sou pernambucana, e pra mim, o bolo de rolo é uma das jóias da culinária da minha terra.

É trabalhoso de fazer, mas a receita leva tão poucos ingredientes. Pra mim, é o melhor dos melhores bolos.
Aí, ro, mandou bem. De vez em quando , faço bolo de rolo. Não fica lindo, mas fica gostoso. É muito dificil enrolar sem quebrar a massa.

Colher de Prata Eventos Gastronômicos disse...

Claudinha, é bom mesmo, principalmente com guaraná Jesus.
É fazer essas massas para rocambole tem que ter cuidado mesmo, mas tudo depende das proporções na massa e no peso, a massa tem que descer ao invés de crescer como os bolos comuns.

Postar um comentário

Seja benvindo e deixe seu comentário